Câmara aprova compra de prédio onde funcionou a Caixa Econômica Federal

13 de abril

Os vereadores aprovaram em segunda discussão na sessão da Câmara Municipal realizada na última segunda-feira (09/04) a compra do imóvel localizado à rua Coronel Procópio de Carvalho, 327, no Centro, que por muitos anos abrigou a agência da Caixa Econômica Federal, em frente a Emef Sud Mennucci.

O prédio, com 1.152,92 m2 de área construída em dois pavimentos e terreno de 1.323,54 m2, há alguns anos é alugado pela Prefeitura para abrigar repartições.

A proprietária do imóvel propôs a venda pelo valor de R$ 2,468 milhões em 100 parcelas, com juros de 0,4% ao mês. Assim, ao final a municipalidade pagará R$ 531,4 mil de juros, o que corresponde a um valor total de R$ 3 milhões pelo prédio, o que daria, grosso modo, 100 parcelas de R$ 30 mil.

De acordo com laudos de avaliação e estudos feitos pela Secretaria de Fazenda, o valor está dentro do preço de mercado e será pago de forma parcelada com índices menores dos que aplicados no mercado financeiro. Os demonstrativos, laudos e estudos acompanharam a matéria enviada ao Legislativo.

Além do preço vantajoso, o prefeito Rômulo Rippa explicou quando da apresentação do projeto de lei à Câmara que a aquisição atende completamente ao interesse público. “É de notório conhecimento que inúmeros órgãos da municipalidade se encontram espalhados pela cidade. O que é pior, em prédios alugados, trazendo com isso um custo muito alto para a Prefeitura”, explicou.

Com a aquisição, a intenção é transferir vários órgãos municipais que hoje ocupam imóveis de terceiros. De acordo com estudo da Fazenda, a economia com os aluguéis em caso de aquisição do novo prédio vai ser da ordem de R$ 23 mil mensais. Portanto, numa conta simples, entre o valor da parcela de compra e o valor economizado com os aluguéis, a Prefeitura investiria apenas cerca de R$ 7 mil por mês na aquisição do imóvel.

O prédio é composto por cinco salas no pavimento superior e três salas no pavimento térreo. As salas têm tamanhos diversos, algumas usadas até como salas de conferência, de modo que esta versatilidade também é um ponto positivo no momento de abrigar as repartições públicas. Além disso, o prédio conta ainda com estacionamento interno.

“Agradeço mais uma vez aos vereadores por autorizarem e entenderem a boa oportunidade deste negócio que, ao mesmo tempo, enriquecerá o patrimônio municipal e dará melhores condições de trabalho para diversas repartições públicas, e isto também se refletirá no atendimento ao público”, disse o prefeito Rômulo Rippa.